Paixão por palavras e por gente Autores que você já lia e autores que você vai adorar conhecer! Paixão por palavras e por gente Autores que você já lia e autores que você vai adorar conhecer! Paixão por palavras e por gente Autores que você já lia e autores que você vai adorar conhecer! Paixão por palavras e por gente Autores que você já lia e autores que você vai adorar conhecer! Paixão por palavras e por gente Autores que você já lia e autores que você vai adorar conhecer! Paixão por palavras e por gente Autores que você já lia e autores que você vai adorar conhecer! Paixão por palavras e por gente Autores que você já lia e autores que você vai adorar conhecer! Paixão por palavras e por gente Autores que você já lia e autores que você vai adorar conhecer!
Biblioteca Teatral Biblioteca Teatral

 

Nossa Biblioteca Teatral abrange todas as áreas da dramaturgia: obras de formação e treinamento de atores e diretores; estudos teóricos de dramaturgia; textos dramáticos propriamente ditos, com vistas a possíveis montagens; e crítica teatral. Destacam-se as obras de Eugenio Barba e Nicola Savarese, as obras relacionadas a Jerzy Grotowski e o Teatro Laboratório e os textos teatrais do já clássico Tennessee Williams e do contemporâneo Matéi Visniec.

Coleção Abertura Cultural Coleção Abertura Cultural

A Coleção Abertura Cultural nos ajuda a compreender o mundo contemporâneo. Política, história e sociologia são alguns dos temas abordados por esta coleção. é aqui também que se concentram as obras mais polêmicas, pois os autores e os títulos fogem do lugar-comum e apresentam perspectivas bem pouco usuais nas discussões políticas brasileiras.

Coleção Filosofia Atual Coleção Filosofia Atual

A coleção Filosofia Atual pretende suprir uma lacuna importante nas discussões filosóficas brasileiras. Autores como Bernard Lonergan, Eric Voegelin, Eric Weil, Louis Lavelle, Michel Henry, Michele Federico Sciacca, Pierre Hadot e Xavier Zubiri, ou os brasileiros Mário Ferreira dos Santos e Vicente Ferreira da Silva, certamente têm muito que nos dizer. Além dos filósofos propriamente ditos, a coleção inclui também seus principais comentadores.

 

Biblioteca Rene Girard Biblioteca René Girard

Biblioteca René Girard:Graças à abrangência de seu pensamento, René Girard ganhou do filósofo Michel Serres o apelido de "Darwin das ciências sociais". Esta coleção reúne obras do próprio René Girard e de autores girardianos que aplicaram as intuições da chamada teoria mimética a diferentes campos do saber. Encontram-se aqui obras introdutórias e obras que relacionam a teoria mimética à literatura, à teologia, à antropologia, à política e a problemas contemporâneos.

 

Humanidades Biblioteca Humanidades

O objetivo da Biblioteca Humanidades é publicar livros introdutórios de alto nível dedicados ao estudo de um tema fundamental ou de uma disciplina das Ciências Humanas. Desse modo, almeja-se criar um público novo que venha a interessar-se pelos temas propostos por seus títulos e, ao mesmo tempo, suprir uma demanda existente nos cursos universitários no Brasil.

 

Coleção Critica Coleção Crítica, História e Teoria da Literatura

Coleção Crítica, História e Teoria da Literatura: Obras de natureza bastante diversa compõem esta coleção, mas com uma característica que concede unidade à série: todas são absolutamente indispensáveis para a compreensão dos problemas que colocam. Russell Kirk figura aqui com o estudo biobibliográfico magistral da obra de T. S. Eliot; Northorp Frye, um dos mais instigantes, polêmicos e originais pensadores da literatura, está aqui representado por sua obra-prima; Eugene Webb dedica-se ao estudo da presença do sagrado na literatura moderna; e C. S. Lewis desvela-nos os segredos da literatura medieval e renascentista.

 

Critica Social Biblioteca Crítica Social 

Com coordenação de Luiz Felipe Pondé, a Biblioteca Crítica Social tem o propósito de disponibilizar ao público brasileiro obras introdutórias ao pensamento de importantes intelectuais do século XX. Além de um breve perfil biográfico, cada volume apresenta um panorama da obra do autor comentado e um estudo detalhado de um livro em particular. Ao final, cada volume traz, também, uma série de sugestões de leitura, que permitem o aprofundamento dos estudos.

 

Biblioteca Merquior Biblioteca José Guilherme Merquior

José Guilherme Merquior foi crítico literário, ensaísta e diplomata. Mas, mais do que isso, foi uma das maiores realizações da inteligência brasileira. Apesar de ter-se envolvido numa série de polêmicas em vida, sua erudição e sua cortesia permitiram que mesmo os seus adversários o respeitassem como homem de grande valor. Enriquecem a coleção uma vasta fortuna crítica, na qual estudiosos contemporâneos ajudam o leitor a compreender a relevância de Merquior seja no debate de então, seja na discussão de hoje, bem como a reprodução fac-similar de documentos pessoais do autor.

 

Coleção Educação Classica Coleção Educação Clássica

Coleção Educação Clássica: Inspirada pelos ideais da educação liberal, como propostos por Mortimer Adler, esta coleção pretende ser ao mesmo tempo um convite e uma iniciação à vida intelectual. As obras que a compõem abordam a atitude do estudante frente aos estudos, apresentam um método de leitura e expõem ferramentas úteis neste processo de autoeducação. Mas há mais do que isso: aqui se encontram obras introdutórias a diferentes campos do saber, como música, teatro, artes, filosofia, oratória, literatura, entre outros.

 

Biblioteca Cinema Biblioteca de Cinema

Biblioteca de Cinema: O propósito desta coleção é documentar como o cinema, embora seja uma das formas mais recentes de arte, chegou a realizações estéticas absolutamente admiráveis. A profundidade das reflexões a respeito da arte cinematográfica, a vida de destacados diretores de cinema e a própria obra cinematográfica estão presentes nesta coleção em forma de roteiros de filmes, discussões teóricas de acadêmicos e anotações pessoais de diretores. Robert Bresson, Andrei Tarkovski e Edgar Morin são alguns dos autores aqui reunidos.

 

Biblioteca Textos Fundamentais Biblioteca Textos Fundamentais

Biblioteca Textos Fundamentais: Esta coleção apresenta pequenos livros introdutórios, escritos por consagrados especialistas brasileiros e estrangeiros, dedicados cada um deles ao estudo de uma única obra de grande relevância. são abordados textos literários adotados nos programas de acesso às universidades; textos de valor intrínseco para uma formação humanista; textos-chave das ciências humanas; peças, filmes e óperas. Tais estudos, escritos especialmente para esta coleção, abrangem aspectos biográficos do autor da obra analisada, o contexto em que ela se insere, além da análise da obra em si.

 

Coleção Georges Bernanos Coleção Georges Bernanos

Coleção Georges Bernanos: O grande escritor francês Georges Bernanos já foi aclamado por personalidades tão díspares quanto Albert Camus, Jacques Maritain e Hans Urs von Balthasar. Entre os brasileiros, era estimado por Gustavo Corção, Jorge de Lima, álvaro Lins, Alceu Amoroso Lima, entre outros. Considerado "o Dostoievski francês", Bernanos explora em sua obra temas como a impostura, o orgulho, o desespero, o mal. Mas também a esperança, a fé, a santidade e a verdade.

 

Coleção Espiritualidade Coleção Religião e Espiritualidade

Coleção Religião e Espiritualidade: Uma vez que o anseio pelo divino é uma constante humana que se manifesta de diferentes formas e em diferentes lugares, dando origem a religiões e tradições de natureza distinta, esta coleção inclui a mística Santa Teresa d' ávila, o monge beneditino irmão David Steindl-Rast, o monge ortodoxo romeno Nicolae Steinhardt, e também as reflexões chassídicas do judeu Martin Buber, a espiritualidade filosófica de Louis Lavele, a leitura cristã da tradição hindu estabelecido por Dom Bede Griffiths, o tratado de Zhào Bìchén sobre o Taoísmo e a "trilogia cristã" do filósofo francês Michel Henry.

 

Coleção Medievalia Coleção Medievalia

O propósito da coleção Medievalia é suprir uma das graves lacunas editoriais em nosso país: a ausência de publicações em língua vernácula de clássicos da filosofia do período que se estende do neoplatonismo até o século XIII, ápice da metafísica cristã. Assim, autores como Clemente de Alexandria, Plotino, Boécio, Pseudo-Dionísio Areopagita, Santo Agostinho, Santo Anselmo, são Boaventura, o próprio Santo Tomás de Aquino, entre outros, terão algumas de suas mais importantes obras apresentadas em acurada edição bilíngue.

 

Mário Ferreira dos Santos Coleção Logos

Sob a Coleção Logos, abarcará todos os volumes da obra de Mário Ferreira dos Santos contam com um rigoroso aparato crítico, composto por um conjunto homogêneo de elementos. Isto é, além do óbvio cuidado com a fixação do texto, os livros apresentam índices analítico e onomástico, uma seleção de ensaios críticos e uma seção iconográfica, oriunda do arquivo do filósofo. Desse modo, o que se espera é contribuir tanto para a releitura de sua obra como para a conquista de novos leitores.

 

col-flusser Biblioteca Vilém Flusser 

Biblioteca Vilém Flusser: Inspirada na pesquisa de doutorado de Rodrigo Maltez Novaes e em seu trabalho no Arquivo de Berlim, a Biblioteca Vilém Flusser seguirá uma organização cronológica baseada na produção das obras de Vilém Flusser, algo que nunca foi feito. Será dividida também em quatro vertentes: monografias, cursos, ensaios-artigos e correspondência.

 

Lopes Quintas Coleção López Quintás

 

Obras do filósofo espanhol contemporâneo Alfonso López Quintás.

 

Ficções Filosóficas Coleção Ficções Filosóficas

Coleção Ficções Filosóficas: Com livros de autores como Roger Scruton, Mário Ferreira dos Santos e Samuel Johnson, esta coleção resgata o gênero do romance filosófico. A ele pertencem as obras ficcionais cujas tramas estão permeadas de questionamentos próprios à filosofia. Sendo os seus próprios autores quase sempre filósofos, os romances revelam a faceta imaginativa, frequentemente desconhecida, de pensadores consagrados. Desse modo, as Ficções Filosóficas - além de acessíveis ao público geral - suprirão duas lacunas opostas: a dos leitores de ficção pouco interessados por filosofia e a dos estudantes de filosofia desencorajados à leitura de obras não teóricas.

 

Mario Vieira de Melo Biblioteca Mario Vieira de Mello

A Biblioteca Mario Vieira de Mello tem a alegria de publicar, pela primeira vez em uma única editora (a é Realizações), as obras completas deste pensador brasileiro que, aproximadamente vinte anos após seu falecimento em 2003, ainda tem muito a dizer para a nossa sociedade. Autor de livros instigantes como Desenvolvimento e Cultura - O problema do estetismo no Brasil (1963), O Conceito de uma Educação de Cultura (1987), Nietzsche - O Sócrates dos Nossos Tempos (1993), O Cidadão - Ensaio de Política Filosófica (1994), O Humanista (1996) e O Homem Curioso (2000), Mario Vieira de Mello aliou o virtuosismo literário do gênero "ensaio" com a audácia do pensamento que desconhecia categorias superficiais, provincianas ou ideológicas.

 

Herberto Sales Coleção Herberto Sales

A coleção Herberto Sales pretende recolocar em circulação a obra deste escritor baiano que é um dos grandes nomes da literatura brasileira do século XX. Tendo sido membro da Academia Brasileira de Letras, Herberto Sales mostra grande versatilidade estilística, com virtuosismo tal que entre uma obra e outra tem-se a impressão de que se trata de um escritor diferente. Foi notável em todos os gêneros a que se dedicou, seja como contista, seja como romancista, seja como memorialista.

 

Coleção Oriente Médio Coleção Oriente Médio

Coleção Oriente Médio: Por ser uma região que sedia um dos mais delicados conflitos e abriga um dos mais complexos legados culturais da Terra, o Oriente Médio é assunto permanente de debate - mas não tão frequentemente de estudo. Como alternativa à profusão de informações destinadas a apenas corroborar opiniões predefinidas, esta coleção publicará obras a um tempo engajadas e desapaixonadas. Abarcando os diferentes lados em disputa e os variados aspectos do problema, aqui se privilegiarão pesquisadores respeitados e títulos que recentemente repercutiram, em especial entre mandatários relevantes para as negociações de paz. Desde observadores ocidentais acurados, como Roger Scruton, até judeus e árabes imersos pessoalmente no problema, os autores são, igualmente, cuidadosos em corrigir mal-entendidos e comprometidos com a conciliação. O resultado são livros que tanto exibem a genealogia das posições existentes como, ao examiná-las, se esforçam por assumir a visão alheia, dispondo-se a fazer concessões: ensaios que, embora intervindo numa discussão acirrada, esclarecem e despertam nos leitores os melhores dos afetos.

 

Gilberto Freyre Coleção Gilberto Freyre

Coleção Gilberto Freyre: Uma parcela significativa da extensa obra de Gilberto Freyre está representada em nosso catálogo. Esta coleção disponibiliza novamente obras que, embora de grande valor, caíram numa espécie de ostracismo apenas porque seu brilho foi ofuscado por obras de maior sucesso, como Casa-Grande & Senzala e Sobrados e Mucambos. Aqui se encontram ensaios de crítica literária e de arte como Vida, Forma e Cor; estudos teóricos de fôlego como Sociologia; o pioneirismo de Sociologia da Medicina, bem como a série dedicada às relações entre Brasil e Portugal.

 

biblioteca agostinho da silva Biblioteca Agostinho da Silva

Biblioteca Agostinho da Silva: Primeiro projeto de edição crítica da obra do pensador luso-brasileiro Agostinho da Silva (1906-1994) - filósofo, escritor e professor prolífico e atuante. Coordenada por Amon Pinho (professor na Universidade Federal de Uberlândia e pesquisador no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa), a coleção publica volumes que reúnem tematicamente tanto livros como artigos dispersos do grande pensador. Além de um rigoroso trabalho de seleção e fixação dos textos, entre os quais inéditos, a Biblioteca Agostinho da Silva oferece notas explicativas, material iconográfico, cronologia, índices remissivos, depoimentos de figuras ilustres e prefácios de intelectuais conhecedores da obra agostiniana.

 

Erico Nogueira Coleção Érico Nogueira

 

A Coleção érico Nogueira reúne a obra publicada - e também a inédita - deste que é um dos mais complexos, desafiadores e originais poetas da língua portuguesa. Erudita e brutal, sua obra compreende a poesia, os ensaios e traduções, e a prosa de ficção, que esta Coleção organiza e divide nas séries ouro, prata e bronze. é leitura obrigatória para quem quer saber o que a inteligência brasileira faz de melhor.